Pular para o conteúdo

A fórmula secreta da vida

De segunda a sexta: acorda, come, trabalha, faz a higiene e dorme. Sábado e domingo: acorda, come, descansa, faz a higiene e dorme, repetidamente no piloto automático.

Você leu em algum lugar, mas nem lembra onde foi, ou ouviu alguém falar, mas não escutou  sobre a necessidade de se movimentar, se inspirar, atentar a novas oportunidades, despertar um novo eu, sair da zona de conforto, realizar, se desafiar.

Mas para absorvermos a fórmula secreta que alguns se apropriam temos que estar atentos a esses convites. Nos antenarmos para a transformação.

Esses dias um colega me contou: Acordo às 5h, vou surfar ou vou pra academia, tomo banho, faço o desjejum e chego no trabalho tranquilo, no silêncio produzo mais.”

Não se estressa com o acelerar e freiar de um percurso lento devido ao trânsito caótico, porque optou em trabalhar no paraíso que elegeu para morar, digo optou pois é um empreendedor.

O que essa declaração nos diz? Qual a mensagem por trás de um sorriso nos lábios num domingo às 7h da manhã?

Escolhas!

Você pode pensar: é fácil! Dono do próprio negócio, nos conte algo sobre pessoas reais!

Mas se trata de uma pessoa real, que já foi por muitos anos funcionário, mas não se acomodou, estudou o ramo que queria se dedicar, batalhou muito e empreendeu. Início difícil, trabalho contínuo, estresse, preocupações.

Sem deixar de pensar na qualidade de vida, conseguiu, após alguns anos, se instalar com a família num pedacinho do paraíso na ilha da magia, Florianópolis.

O segundo sonho veio após alguns anos: transferir a empresa para a praia, com a conversão de novos clientes para a manutenção da equipe.

Com certeza pensaram no fato de sabê-lo acordado em pleno domingo às 7h. Hábito! Se algo tão prazeroso se faz durante a semana, por que se isentar do mesmo benefício aos finais de semana?

Há um direcionamento tortuoso e desfocado em nossa maneira de viver a vida que deprime, fatiga, exaure as forças. Entramos num ciclo do qual dificilmente sairemos se não escutarmos nossa mente, corpo e coração.

Revolver ideais, recomeçar, pensar sobre, dá trabalho, por mais prazeroso que seja depois, requer boa vontade, desejo e ousadia. Só sabe o perrengue que passou quem chegou lá. Sonhar para desejar, apontar metas para organizar a jornada, planejar para executar da melhor forma. Dar o primeiro passo e continuar. O segredo está em nós mesmos.

Reflitamos então quais têm sido as nossas escolhas, o que nos motiva, impulsiona, desperta o interesse, nos mantêm saudáveis, alegres e dispostos? Onde está o foco dos nossos esforços? E a pergunta derradeira para muitos dias de reflexão: O que nos faz realmente felizes?

Ana Dinnebier